Geralmente quando os clientes ligam aqui na Carambola e perguntam como funciona os anúncios do Google, respondemos com uma frase curta: “Anunciar no Google é como panfletar numa rua de grande tráfego de pessoas ou num semáforo na hora do rush, e entregar o panfleto só para quem está interessado em seu serviço”.
Pessoas utilizam seus smartphones e computadores para fazer buscas na Internet o tempo todo e claro, se procura de tudo, até mesmo o serviço que sua empresa presta. E o buscador mais utilizado pelos seus clientes, com certeza é o Google.
O mecanismo de funcionamento é bem simples. O usuário acessa google.com.br em seu computador, clica na caixa de busca do Google, presente na tela inicial do Smartphone com Android ou ainda simplesmente diz: OK GOOGLE e depois do bip, começa a dizer o que precisa ser procurado e o assistente do Google faz o resto.
Os anúncios do Google aparecem sempre no topo, nas 3 primeiras colocações dos resultados de busca e também no fim da página, nos 3 últimos resultados.
O principal benefício que os anúncios do Google oferecem é o da relevância: exibir o anúncio do serviço ou produto da sua empresa, no momento exato em que seu potencial cliente procura por ele.
O Google sempre irá exibir resultados com base na expressão ou palavra que o usuário digitou na busca. O objetivo primeiro do Google é entregar o melhor resultado da busca para o usuário, então é certo dizer que, seu anúncio só vai aparecer para o usuário se o Google entender que, o que você vende está relacionado com o que o usuário procura.
Mas como o Google determina que seu anúncio tem mais direito de ocupar o topo do resultado da busca do que o anúncio de seu concorrente? Simples, quem paga mais, aparece mais alto. O Google tem um sistema de leilão que qualifica as empresas anunciantes e exibe anúncios na ordem em que estão programadas para pagar.
Objetivo da Campanha
Seja oferecer um produto, um aplicativo ou ainda uma prestação de serviço, os anúncios do Google podem ser customizados para atender os objetivos da sua campanha.
Se para vender mais sua empresa precisa receber mais chamadas telefônicas ou mais visitantes no site, ou ainda aumentar o fluxo de pessoas no estabelecimento comercial da sua empresa, os anúncios do Google são ideais para isso.
Público-alvo: quem são e onde estão
Os anúncios do Google podem ser exibidos para um público-alvo bem específico. A alguns meses atrás falamos sobre o plano de marketing e como ele pode ajudar sua empresa a vender mais, leia “Plano de marketing: por que sua empresa ainda não tem?”. É simples assim, através do conhecimento detalhado do tipo de cliente ideal para sua empresa será possível configurar seus anúncios para aparecer prioritariamente apenas àqueles que se encaixam no perfil ideal: A plataforma permite selecionar a faixa de idade, sexo, faixa de renda, e mais que isso, além de indicar à plataforma quem é o público ideal, também é possível excluir aqueles menos indicados para ver seu anúncio, com base no interesse, e também nos critérios já descritos nesse parágrafo.
Também é possível atrair mais pessoas para seu ponto de venda físico, já que os anúncios do Google permitem um controle geográfico, pois pode exibir anúncios em uma ou mais regiões geográficas distintas. Sua campanha pode ser exibida em um raio de quilometragem específico ou ainda em um bairro, uma cidade, um estado ou um país.
Ainda é possível excluir localizações bem específicas da exibição de anúncios. Assim, se sua empresa atua especificamente em B2B e quer evitar regiões residenciais ou focar em zonas industriais ou aglomerados de escritórios, isso é possível e necessário.
Quanto custa anunciar no Google?
Inevitavelmente sempre surge essa pergunta. A resposta você já deve saber… depende! Mas depende do que? Muitos são os fatores que determinam o custo médio mensal de uma campanha do Google, podemos citar alguns mais relevantes, mas nunca bater o martelo, pois cada segmento de negócio tem suas particularidades, que podem influenciar no resultado final do custo e também na eficiência da campanha.
- Região geográfica de interesse
- Custo médio das palavras e expressões anunciadas
- Horários e dias ideais para exibição dos anúncios
- Perfil do público-alvo
Todos estes fatores acima citados convergem num item muito relevante, que interfere diretamente no custo de uma campanha do Google: a Concorrência.
Tratamos aqui dos concorrentes que já anunciam no Google, ou seja, ao anunciar no Google sua empresa ganha novos concorrentes, aquelas empresas que atuam no mesmo segmento ou ainda em segmentos parecidos, mas que anunciam as mesmas expressões e configuram suas campanhas para exibirem anúncios para um público ou localização ou ainda mesmos horários e dias.
Segmentos de negócio com grande concorrência tendem a resultar em campanhas mais caras, pois o Google sempre vai priorizar anúncios de empresas que aceitam pagar mais pelo clique do usuário. Por este motivo, se uma empresa quer iniciar sua campanha de anúncios no Google, ela deve observar não apenas o valor financeiro que deseja investir, mas também todo cenário em que sua empresa está inserida. Quanto melhor for este planejamento, mais rápida uma campanha passa pela fase da qualificação e menos dinheiro é desperdiçado.