De uma maneira em geral, o processo da criação da identidade visual para uma empresa leva em consideração vários fatores, que vai desde uma pesquisa do segmento de atuação, passa pelos conceitos socioculturais de onde a empresa está inserida, seus colaboradores, os clientes que esta empresa atende e etc.
A ideia disso que chamamos popularmente de “logotipo”, é transmitir, através de um símbolo e um texto, os valores, sensações, experiências e outros conjuntos de benefícios de uma empresa. Alguns clientes nos procuram chamando isso de logo, logotipo, logomarca, marca e tem aqueles com um maior esclarecimento, pedindo para falar sobre identidade visual.
Esse artigo não se propõe a definir cada palavra, termos, variações, certo ou errado… basta dar um Google ;–) antes, continue lendo.
Tudo isso, no fim das contas, irá consolidar a forma da empresa se apresentar e de se fazer reconhecer por “todas partes envolvidas com o seu negócio”, que é chamado pelos cabeções do marketing como “stakeholders”. Stakeholder é uma palavra em inglês que significa “partes interessadas”, o temo foi cunhado nos anos 1980 pelo filósofo e professor de administração estadunidense, Robert Edward Freeman, para denominar qualquer indivíduo ou organização que é impactada por sua empresa.
E porque é tão importante levar em conta os stakeholders da sua empresa, para elaboração de um logotipo?
A resposta é bem simples: porque o logotipo de uma empresa é uma informação que condensa um emaranhado de conceitos, sensações e significados, e essa informação é feita para pessoas, pois são as pessoas admiram, desejam, compram, se satisfazem e indicam para outras pessoas. Assim sendo, o símbolo e o nome da sua empresa fazem toda diferença, pois impactam na experiência do consumo, em todas as fases da venda.
Oque tem num logotipo para ser tão importante para uma empresa?
Todos os logotipos trazem em sua construção elementos como símbolo, texto e cores, às vezes uma combinação de dois ou mais destes elementos básicos, que fazem parte da identidade visual de uma empresa. De qualquer forma o logo sempre chamará a atenção através das formas e das cores, para transmitir identificação, diferenciação, admiração e todos os outros sentimentos que seja necessário para seu propósito.
O símbolo é muito importante para a alguns segmentos de negócio, pois é uma forma simples de se diferenciar da concorrência.
As letras também são importantes para diferenciação das empresas, e algumas grandes marcas tem na tipografia uma marca registrada.
E por fim as cores. As cores ajudam o mundo a se organizar, crescemos observando e aprendendo com elas. Na natureza, sabemos, pelas cores, quando as frutas estão maduras, sentimos bem estar no verde da natureza, no azul do céu, etc.
No mundo dos negócios não é diferente, através das cores transmitimos as sensações de tradição, modernidade, bem estar, saúde, urgência, elegância, sofisticação e etc.
E é através da forma e das cores que conseguimos identificar o sucesso das grandes marcas o motivo pela qual elas são tão marcantes e duradouras.
Outra parte importante do negócio, que consideramos no desenvolvimento da identidade visual de uma empresa é a análise dos concorrentes, é importante considerar a forma como as outras empresas do seu segmento expõem os elementos da identidade visual delas, na Internet, em mídia física, em material institucional, fachada e outros. A verdade é que um logotipo bonito, bem construído, com base no nome e nos valores da sua empresa, focado na sua área de atuação e com uma identidade visual bem construída é fundamental para a construção de um logotipo de sucesso.
E como criamos um logotipo para nossos clientes?
A criação de logotipo na Carambola passa por algumas etapas e o cliente faz parte deste processo, desde o início.
Como em qualquer outro projeto aqui na Carambola, o projeto do seu logotipo começa com uma entrevista. Um roteiro de perguntas que desenvolvemos ao longo de mais de dez anos de experiência, que permitirá a nossa equipe entender melhor o que precisa ser feito.
Mesmo que as ideias pareçam vagas, nós acreditamos que você, o cliente, tem as informações que facilitarão muito o todo processo de criação do logotipo, pois ninguém melhor do que você para descrever o segmento de atuação, o produto, ou mesmo a sua empresa.
Fique tranquilo. Não será um processo chato como um interrogatório ou um vestibular. Nada disso!
Nosso atendimento irá entrar em contato com você e conduzirá uma entrevista com muita leveza e foco. Nesta etapa recomendamos que você separe um tempo para conversar conosco, algo em torno de 30 ou 40 minutos, através de uma reunião virtual. As informações coletadas nesta etapa são começo de tudo.
Concluindo a entrevista, nosso departamento de criação inicia um processo de pesquisa que considera tudo oque foi relatado na entrevista. É nessa fase que a criatividade acontece, procuramos significados culturais, semânticos, etimologia das palavras, ou seja, todas as ideias que poderão virar um mote para a elaboração de um símbolo ou a escolha da fonte e das cores deste projeto. É nessa fase em que serão avaliados os concorrentes, pois um dos objetivos aqui é conquistar a diferenciação, tanto na forma, quanto nas cores.
Por fim, com essa bagagem de informação, o logotipo vai para a criação, onde todo esses conceitos colecionados nos processos anteriores ganharão forma e cor e se tornará o que chamamos de “candidato a logotipo”.
Este candidato a logotipo é submetido à sua aprovação, e poderá ser aprovado, ou ajustado até a aprovação, ou, se não houver outro jeito, ele poderá ser rejeitado e neste caso voltamos à etapa da entrevista, esclarecemos os pontos que resultaram no equívoco, desenhamos outro esboço candidato e submetemos a aprovação. Enfim! O resultado final será um logotipo que trará em seu desenho a representação do contexto em que sua empresa atua, a credibilidade e a distinção na forma e nas cores, a memória, que permitirá ao seu logotipo marcar na mente do seu cliente, além de ter uma construção profissional que permitirá seu uso de forma flexível podendo ser usado reduzido ou ampliado, em 1 cor ou colorido, na horizontal, vertical, iconográfico, enfim, representado em qualquer lugar, de forma que a compreensão da identidade visual da sua empresa seja eficiente.