Não importa muito qual é área de atuação da sua empresa. Se seu negócio tem um ponto de venda, seja um escritório, clínica, loja, galpão, estúdio, fábrica, etc, ou seja, um lugar onde seus clientes podem ir, para conhecer o produto ou serviço, e comprar, ou ainda, contratar o serviço, certamente ela tem mais de um canal de venda. E uma coisa é certa: se sua empresa constrói coisas ou vende sapatos, ou entrega livros, ou vende comida, ou atende pacientes, etc… você precisa divulgar seu negócio para mais pessoas que possam se interessar e comprar.
Se sua empresa tem mais de 2 anos, com certeza você já entendeu qual é a forma de vender que mais funciona, e com certeza, em algum momento, já chegou no limite da demanda e você precisa vender ainda mais. Se este é seu caso e se interessa conhecer novas possibilidades de vender, esperamos te ajudar com este pequeno artigo.
Entendendo seu cliente:
A primeira coisa a se levar em conta na hora de escolher os canais de venda é entender quem é o cliente ideal para a sua empresa. Com base numa simples observação das vendas anteriores de sua empresa, já é possível listar alguns canais de venda com chances de gerarem boas oportunidades de novos negócios, mas antes vamos definir o tipo de empresa que a sua se encaixa.
Para começar, precisamos entender se sua empresa vende Serviços ou Produtos. Outra divisão importante é em relação ao tipo de relação comercial: se seu cliente principal são pessoas físicas ou outras empresas.
Normalmente para empresas que atendem pessoas físicas, por exemplo uma mercearia, um consultório de dentista, ou ainda uma oficina mecânica, dependem que os clientes conheçam e visitem seu ponto de venda e normalmente se relacionam com pessoas físicas, ainda que podem prestar serviços para outras empresas, o foco das ações de marketing não levará em conta o B2B.
Existem ainda aquelas empresas que prestam serviços para outras empresas, estas têm uma forma bem específica de anunciar seus produtos ou serviços, já que empresas compram por motivos bem diferentes daqueles que levam as pessoas a comprar para elas mesmas.
Entendendo os canais de venda:
Agora que você já entendeu o básico sobre a sua empresa, é hora de conferir os canais de vendas da Internet mais explorados pelas empresas de todos os segmentos. Leia e escolha as que melhor se adaptam ao seu modelo de negócio.
Site de sua empresa:
Este com certeza é um canal de vendas que vale à pena investir. Se ainda não tem, sua empresa precisa ter um site, seja ela qual for, venda o que vender. Já falamos sobre isso anteriormente, então se sua empresa precisa de um site, conte com a Carambola e leia aqui, tudo que seu novo site tem que ter.
Qualquer atuação de sua empresa nos canais de venda que listaremos a seguir, faz mais sentido que você tenha um domínio registrado e nele um site, para que seu cliente saiba quem você é o que vende.
Redes sociais:
O Facebook possui atualmente 3 Apps que são fantásticos para qualquer empresa divulgar seus produtos ou serviços, cada um deles tem uma forma exclusiva de oferecer e independente do tipo de negócio que sua empresa tem, você deveria experimentar estes canais.
Facebook: Sua empresa precisa ter uma página própria no Facebook, nela seu futuro cliente poderá conhecer sua empresa, localização, fotos, depoimentos, conhecer os produtos através do marketplace e ainda tirar dúvidas, através do Messenger, o comunicador integrado que está a um clique do seu cliente.
Instagram: Ter um perfil comercial no INSTA é uma boa ideia, pois o seu cliente poderá até mesmo conferir valores dos produtos nas próprias fotos e ser redirecionado para sua página de vendas, agilizando a venda.
Whatsapp: Se você ainda não conhece o Whatsapp Business, saiba que além de mensagens automáticas para seus visitantes, a versão Business deste comunicador possui Perfil comercial, Catálogo de produtos, estatística de acesso e ferramentas de mensagens automáticas, para ser mais assertivo no atendimento de clientes.
Ainda existe o Linkedin, uma rede social focada no corporativo, se sua empresa pratica o B2B, ela precisa ter uma Company Page nesta rede social.
Marketplace:
Se sua empresa tem interesse em vender produtos na Internet, antes de ter uma loja virtual, com certeza ela precisa vender numa loja que já existe, desta forma você terá a chance de entender como funciona todo o processo de venda na Internet, focando em entender como um cliente se comporta e ainda nas melhores práticas de vendas na Internet.
Hoje em dia existem dezenas de marketplaces mas podemos citar aqui: Magazine Luiza, Americanas, Mercado Livre e recentemente a Amazon.
O marketplace é uma excelente oportunidade para trazer visibilidade para sua marca, ganhar credibilidade diante dos clientes e facilitar o ganho de escala do seu negócio. Em última análise, você vai ter a oportunidade de “errar mais barato” quando vende em uma estrutura que tem vida própria.
E-commerce:
Ter uma loja on-line própria é como ter um ponto de vendas só seu, você vende o que quiser, da forma que quiser e customiza a aparência do site para refletir melhor a identidade da sua marca.
Se você já conhece os “paranauês” de vender na Internet, precisa ter sua própria loja virtual, além de valorizar sua marca, irá estreitar as relações com o cliente e crescer cada vez mais.
E-mail Marketing:
Não importa o tipo de negócio que você tenha, se é focada em produtos ou prestação de serviço. Se você conversa com seu cliente por e-mail, seja para enviar propostas, cotações, catálogo, etc., entendemos que deveria enviar e-mails informativos ou ainda com foco no oferecimento de novos produtos, serviços, promoções, descontos, etc.
Cabe um esclarecimento importante aqui: você precisa segmentar sua base de contatos, com base no tipo de cliente, interesses, produtos que compram, motivos pelos quais compram, etc. Isso vai lhe dar uma pista importante para entender que tipo de conteúdo será relevante enviar, e qual a frequência ideal.
É através de um e-mail informativo e relevante que sua empresa terá a oportunidade de se mostrar, demonstrar seu conhecimento sobre a área em que atua e conquistar a confiança dos clientes.
Anúncios Patrocinados no Google:
Aqui na Carambola costumamos dizer que, a forma mais eficiente de vender é ser indicado a segunda melhor, é pelo Google Ads.
E tem um motivo de ser, o Google Ads é a estratégica de marketing digital mais assertiva da Internet, pois ela irá exibir um anúncio da sua empresa justamente para quem tem interesse em comprar.
Sua empresa terá a oportunidade de aparecer no topo do Google e só irá pagar quando seu anúncio for clicado.
O Google irá oferecer seu serviço ou produto exatamente no horário de funcionamento de sua empresa, oferecendo para quem está na região onde sua empresa atua e apenas para quem tem o perfil dos clientes que sua empresa atende.
Todo mundo utiliza o Google para pesquisas, o tempo todo, seja no celular ou no computador, de todos os canais de venda, este é um dos mais prováveis a trazer mais clientes para sua empresa.
Pode custar mais barato que contratar um vendedor interno.
Google Meu Negócio:
O Google meu negócio é uma excelente oportunidade de seus futuros clientes conhecer sua empresa e ainda conferir o que seu atuais clientes estão achando do trabalho. Seja qual for o segmento de sua empresa, manter a ficha do Google meu negócio atualizada é fundamental para melhorar sua relevância no buscador do Google e com isso facilitar a sua próxima venda.
Aproveitando a oportunidade, vai lá na nossa ficha e deixe uma avaliação e um comentário: https://g.page/carambolaweb?gm
Divulgar em vários canais:
Antes e finalizar este artigo, não poderíamos deixar de dizer que, sua empresa não precisa optar por um ou outro canal, afinal de contas, seu cliente pode ter hábitos distintos de consumo e isso faz com que sua empresa tenha que investir na combinação de vários canais de vendas.
Outra coisa importante é manter a frequência, se sua empresa optou por iniciar uma página no Facebook ou um perfil no Instagram, e você já começou a divulgar para os amigos, parceiros e clientes, sua responsabilidade é manter a frequência, pois, iniciar um canal de venda, e não mantê-lo constante e atualizado, é como construir uma fachada no seu ponto de venda e não zelar pela aparência dele.
O seu perfil de cliente pode não ter interesse em manter contato com uma empresa que não cuida do seu site e de suas redes socais, da mesma forma em que não teria interesse em entrar em um comércio com a frente feia e malconservada.