A pandemia caiu em nossas cabeças e por conta dela, as vendas on-line tiveram um crescimento explosivo nos últimos meses. De acordo com o site do Movimento Compre&Confie, o e-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões em abril de 2020. Isso se traduz num aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado. Imagine só, foram 24,5 milhões de compras online, aumento de 98% em relação a abril de 2019.
As categorias que tiveram o maior crescimento em volume de compras foram: Alimentos e Bebidas (aumento de 294,8% em relação a abril de 2019), Instrumentos Musicais (+252,4%), Brinquedos (+241,6%), Eletrônicos (+169,5%) e Cama, Mesa e Banho (+165,9%).
Quem já entrou a pandemia com uma loja on-line, sabe bem como estão as coisas, é trabalho que não acaba mais, e os motivos pelos quais principais estas empresas estão tão satisfeitas estão nas dicas que trazemos neste artigo.
Investimento inicial muito mais baixo, se comparado com uma loja física
O segredo do PDV perfeito (PDV: ponto de venda), com certeza está no fluxo de pessoas que passam na frente do estabelecimento, assim como outras empresas, instituições bancárias, escolas e residências que circunvizinham o mesmo. Mas os desafios não param por aí, na verdade o “bem localizar” de um PDV é o início de tudo.
Montar uma loja física exige alto investimento para que ela se torne atrativa, tudo vai dinheiro, comunicação visual, mobilha, iluminação, decoração, etc. E por último (quer dizer, em primeiro lugar), custos com aluguel, alvará de funcionamento, segurança, energia elétrica, folha de pagamento, etc…
É por estas e por outras que dizemos aqui na Carambola que, montar uma loja virtual linda e completa não chega a custar 1 décimo de uma loja física mais ou menos.
Faça vendas fora do horário comercial
“Sua loja virtual estará vendendo, mesmo quando você estiver descansando”, já devo ter lido isso milhares de vezes nos últimos 10 anos, mas de fato, uma loja virtual fica disponível o tempo todo.
Imagine a força que isso tem nos dias de hoje: As pessoas não precisarão esperar a abertura da loja para começar a comprar, basta entrar no site, pelo celular ou pelo computador, escolher o produto e fechar a compra.
Maior alcance na sua região
Utilizando de estratégia de marketing digital adequada, a sua loja é capaz de alcançar muito mais clientes em um período de tempo menor, se comparado com uma loja física.
Se sua empresa possui uma loja física, ainda dá para estabelecer uma estratégia Omnichannel, e melhorar as vendas de ambos os canais. Já leu nosso artigo da semana passada?
Vender com frete grátis para sua região é outra forma excelente de conquistar clientes e vencer a concorrência dos gigantes varejistas. #compredopequeno
Maior rapidez e segurança na compra
A Loja virtual entregue pela Carambola atende todos os requisitos de segurança e usabilidade, para que seu cliente acesse um ambiente virtual que traga sensação de comodidade e satisfação ao comprar.
O bate-papo online, o atendimento via Whatsapp, o Certificado SSL e o módulo de pagamento fazem toda diferença. Através do cadeado fechado do Site Seguro e do módulo de pagamento de uma empresa conhecida pelo seu cliente, fica mais fácil conquistar a confiança, pelo chat online e integração com Whatsapp fica muito mais fácil tirar dúvidas dos clientes online e incentivar a compra.
Muito melhor que prateleira ou balcão
Numa loja on-line fica muito mais fácil disponibilizar dados técnicos, fotos e vídeos de demonstração dos produtos que sua empresa vende.
Também é possível divulgar descontos para pagamento a vista e valor de parcela para vendas a prazo.
O sistema de busca da loja virtual permite aos clientes encontrar qualquer produto, em uma questão de segundos, basta digitar no campo de busca do site, qualquer termo conhecido sobre o produto pesquisado.
Conclusão
Algumas empresas nos procuram bem preocupadas com o futuro da loja virtual, então antes de encerrar este artigo não poderia deixar de citar a capacidade de ganho de escala que um negócio online pode proporcionar.
É justo dizer que, numa loja online, se gasta o mesmo real para atender 1 ou 1.000 pessoas, neste percurso o que vai mudar é a infraestrutura de atendimento, estoque e logística, mas até isso se resolve com relativa facilidade nos dias de hoje.
Existem dezenas de empresas especializadas em entregas e outras com galpões de aluguel que podem ajudar sua empresa a atender ainda mais longe.
Se o atendimento se tornar um problema, também poderá ser resolvido contratando empresa de Call Center que auxilia lojas online a tirar dúvidas dos clientes.