O básico da acessibilidade de um site

Diminuir a taxa de rejeição

Em 2020, mais do que em anos anteriores, fazemos tudo o tempo todo na Internet. Navegamos mais, conhecemos produtos e serviços novos todos os dias e, acima de tudo, compramos mais, inclusive coisas que até pouco tempo atrás só se fazia fisicamente, como compras de supermercado ou mesmo comprar um veículo usado.

Ainda que não paremos para pensar nisso, quando entramos em um site que não “agrada”, acontece um bloqueio natural e de repente saímos, sem ler mais nada. Esse comportamento é medido e classificado pelo Google Analytics como um “bounce rate”, ou, taxa de rejeição. Mas como fazer para diminuir a taxa de rejeição de um site?

Com certeza essa não é uma ciência exata e o conjunto de medidas adotadas pelas empresas criadoras de site e conteúdo (por exemplo, a Carambola Web), passa pelas técnicas que visam melhorar a acessibilidade de um site.

Site Lento

Com certeza o inimigo número 1 da acessibilidade de um site são as características que o tornam lento.

Temos observados que, boa parte dos sites considerados lentos tem um grande volume de elementos não textuais, como imagens e vídeos, que são carregados dentro da página. Hoje em dia existem várias técnicas para compactar imagens e vídeos, mantendo a alta resolução, com um tamanho de arquivo bem pequeno.

Outro erro comum observado são páginas inteiras criadas a partir de uma ou mais imagens, que trazem textos diagramados com ilustrações e fotografias. Inserir uma imagem no lugar de um texto corrido é uma péssima ideia, já que o Google utiliza do texto do site para “indexar” o conteúdo dele, e mostrar ao seu cliente, quando este pesquisar pelo seu serviço, através do buscador.

O texto de seu site precisa ser legível, por vários motivos diferentes, mas com uma única finalidade, ser lido por pessoas. Pessoas precisam ler o texto de seu site, através de navegadores convencionais ou com leitor de tela (para deficientes visuais, por exemplo), para se interessarem por seus serviços. A ferramenta spider do buscador precisa ler o texto de seu site, para gravar e disponibilizar nos resultados de busca, quando as pessoas procurarem.

Outro motivo que faz sites serem pesados são aqueles que possuem um “preloader” na página inicial. O preloader é aquele artifício usado para distrair a atenção do usuário deixando uma imagem se movimentando na tela, enquanto o site é carregado por trás. Isso pode parecer bom num primeiro momento, mas acredite, os preloaders ficaram no século passado, e, a não ser que seu site seja um sistema extremamente pesado e importante para seu usuário, ele com certeza não é recomendável para 99% dos sites da Internet.

Não existe um “tamanho ideal de site”, assim como não existe um tempo de abertura ideal, afinal de contas para cada tipo de empresa, com um tipo de público-alvo existe um conjunto de estratégicas para projetar um site adequado. Porém é certo dizer que, se após entrar em seu site, nada acontecer em 3 segundos, você provavelmente já perdeu um potencial cliente.

 Dificuldade de leitura

Já citamos em artigos anteriores a necessidade de um layout responsivo para uma perfeita visualização de um site, independente do dispositivo utilizado.  Esse conhecimento vem de encontro com a acessibilidade de um site, já que m projeto com layout responsivo leva em consideração formatos de telas pequenas e grandes, em visualização horizontal e vertical são capazes de resolver este problema da acessibilidade de maneira definitiva.

Mas sabemos que existem projetos de sites responsivos, mas com tamanho de fonte de texto inadequada para a leitura, quando levamos em conta o público-alvo da empresa. Este é um problema comum e que pode desencorajar seu usuário a buscar por informações no seu site.

Pouca ou nenhuma sinalização

Sabe quando você visita um site, se interessa pelo serviço, mas, por mais que você se esforce, não é capaz de encontrar o telefone da empresa ou o formulário de contato para fazer uma solicitação?

A empresa vende um serviço, faz uma descrição maravilhosa, mas esquece de citar a forma como o cliente deverá contratar o serviço.

Pois é, muitos sites não levam em conta um item muito básico e importante para a conversão do usuário, o “Call to Action”, ou Chamada para a Ação. A coisa aqui é simples, se você quer vender, tem que apresentar o produto e também a forma de adquirir.

Sites feitos a partir de modelos prontos são a principal causa disso. Afinal de contas os modelos prontos não levam em conta a forma de vender, que é particular de cada empresa. Isso é uma atribuição do marketing e deve ser inserido no projeto com uma das etapas iniciais. Esse, com certeza é um dos diferenciais da Carambola Web.

Escolha de cores e formas

Por fim, a escolha de cores no site e sua importância na organização da informação. Sites poluídos, com cores e imagens gritantes são prejudiciais no objetivo de cativar a atenção do usuário. Da mesma forma, cores opacas, com baixo contraste entre o texto e o fundo, ou ainda textos escritos sobre imagens, diminuem a experiência de forma igual.

Um bom projeto gráfico de site deve levar em conta a identidade visual da empresa: as cores institucionais, o logotipo, o conjunto de valores de percepção da Marca, a cultura da empresa, o segmento de atuação e o público-alvo ideal. Toda essa informação é levada em conta quando o designer “projeta” o visual de um site.

Compartilhe:

Seu Site é Lento ou

desatualizado

Podemos ajudar

Envie o endereço do seu Site e Receba um diagnóstico Gratuito

Desde 2010, ajudando empresas a vender mais na Internet.

Orçamento Online

Informe seus dados

Ao fim deste formulário, conhecerá os pacotes de serviços mais adequados.

Para quem será este serviço?

Que Serviço deseja contrar na Carambola?

Escreva em poucas palavras o seu segmento de negócio

Qual tipo de projeto melhor descreve sua necessidade?

Já possui um site na Internet?

Se sim, use o campo abaixo para escrever o endereço do site.


O que é melhor para seu projeto?

Você pode selecionar mais de uma opção, segurando a tecla Ctrl enquanto clica nas opções.


Deseja enviar uma lista de requisitos ou orçamento para comparação?

Extensões aceitas: JPG, GIF, PNG, PDF, DOC e DOCX.


Faltou informar alguma coisa

Agora é a hora de informar qualquer outro detalhe importante e que não se enquadrou nas perguntas anteriores.