Quanto custa uma Marca?

Para alguns leitores, mais sabidos, essa pergunta soa quase como uma provocação, pois só fazemos esse tipo de pergunta se referindo àquelas empresas gigantes, de capital aberto e com presença consolidada em todo mundo. Neste momento vem à mente nomes como: Microsoft, Petrobras, Bombril, Ford, Apple, etc. Mas não é disso que se trata esse artigo.

Aqui vamos tratar o assunto a partir de uma visão mais simples das coisas, daquilo que faz sua empresa vender. Sua empresa tem uma Marca e não estamos falando do logotipo ou da identidade visual que sua empresa encomendou recentemente, ou a anos atrás. Não se trata apenas do nome dela e nem das cores que estampam seu site, ou seu cartão de visita.

Mas afinal de contas, o que é uma Marca?

Segundo o site do SEBRAE, “Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas. […] Ao mesmo tempo, sua percepção pelo consumidor pode resultar em agregação de valor aos produtos ou serviços”.

Traduzindo em miúdos, a marca é o conjunto de valores que sua empresa tem, e que pode ser percebido pelo seu cliente. Então é certo dizer que, se sua empresa faz um bom trabalho, entrega no prazo, oferece canais de comunicação eficientes com seu cliente e possui um excelente custo-benefício, podemos dizer que essa empresa construiu uma Marca, e mais, em seu dia a dia agrega valor à sua Marca, pois melhora a cada dia a percepção que este cliente tem, e por consequência, o negócio cresce graças a indicação para novos negócios, a partir de empresas que já contratam seus serviços.

E o logotipo? Oque ele tem a ver com a marca de uma empresa?

Aquele desenho ou símbolo, a disposição dos elementos e as letras que compõe o logotipo é parte integrante da identidade visual de sua empresa. Com certeza é o elemento da identidade visual que melhor simboliza o conjunto de valores que reunidos dá sentido para sua Marca.

Por este motivo, aqui na Carambola levamos muito a sério a construção de um logotipo e procuramos reunir neste projeto, de forma simples e intuitiva, a maior parte dos valores que juntos dá sentido à sua Marca.

Um desenho que tem relação com sua empresa pode não ser sinônimo da sua Marca. Por esse motivo, quando vendemos um projeto de logotipo aqui na Carambola, deixamos claro que o cliente não está comprando um desenho ou uma ilustração apenas, e sim, uma representação dos valores que norteiam sua empresa e a forma como ela quer ser vista pelos seus clientes.

A força da Marca nas vendas

Segundo David A. Aaker, professor estadunidense emérito de marketing da Haas School of Business na Universidade da Califórnia em Berkeley e autor de diversos livros e artigos sobre Marcas, os itens que compõe a percepção de valor de uma Marca são:

  • Fidelidade: se refere ao grau de ligação do consumidor com a empresa, ao adquirir produtos ou serviços. Como exemplo podemos citar aquela famosa marca de refrigerante à base de semente de cola, aquela da onda vermelha no rótulo, que tem uma garrafa exclusiva, desde o século passado.
  • Consciência: tem a ver com a habilidade da Marca de uma empresa em ser relevante na mente do consumidor, quando se leva em conta uma determinada categoria de produtos ou serviços. Exemplo: Aquela marca, cujo mascote é um peru e seu símbolo é o S, e está presente em todas as prateleiras, do setor de frios e embutidos do supermercado.
  • Nome, símbolos ou slogans: se refere a força do nome, do logotipo ou mesmo do bordão que pode ser lido ou ouvido em comerciais. Por exemplo uma daquelas musiquinhas mais famosa dos anos 80 e 90: “o tempo passa, o tempo voa, e aquela poupança continua numa boa…”. Pois é, aquele banco já não existe a uns 30 anos, mas seu slogan é citado até hoje, por qualquer cidadão brasileiro que teve sua infância e adolescência no Brasil, neste período.
  • Qualidade percebida: se refere a capacidade que uma marca tem de se destacar na mente do consumidor pela superioridade de seu produto ou serviço, quando comparado com os mesmos itens da concorrência.
  • Associações: se refere ao conjunto de significados que o próprio consumidor atribui à empresa, pela admiração aos produtos ou serviços consumidos.

A Marca é, talvez, o principal bem imaterial de uma empresa, pois é através dela que o seu cliente tem acesso aos serviços que esta empresa tem para oferecer. É a oportunidade que este cliente tem de repetir uma experiência bem-sucedida.

A Marca pode ser sinônimo de status, bem-estar, tranquilidade, eficiência, economia, comodidade, diversão, nutrição, fartura, etc. Ela deverá estar alinhada com o plano de marketing de sua empresa e deve ser levada em conta, sempre que uma campanha de marketing for iniciada.

É através da Marca que uma empresa entende quem é o público-alvo, quais são as melhores abordagens de vendas e qual é a melhor forma de fazer o negócio expandir e ganhar escala. Empresas que investem tempo e dinheiro para manter uma gestão profissional da Marca são mais preparadas para competir, pois entregam produtos e serviços com qualidade e valor adequado ao seu público e acima de tudo, entendem seu papel no mercado e criam condições para um crescimento sustentável e duradouro.

Compartilhe:

Seu Site é Lento ou

desatualizado

Podemos ajudar

Envie o endereço do seu Site e Receba um diagnóstico Gratuito

Desde 2010, ajudando empresas a vender mais na Internet.

Orçamento Online

Informe seus dados

Ao fim deste formulário, conhecerá os pacotes de serviços mais adequados.

Para quem será este serviço?

Que Serviço deseja contrar na Carambola?

Escreva em poucas palavras o seu segmento de negócio

Qual tipo de projeto melhor descreve sua necessidade?

Já possui um site na Internet?

Se sim, use o campo abaixo para escrever o endereço do site.


O que é melhor para seu projeto?

Você pode selecionar mais de uma opção, segurando a tecla Ctrl enquanto clica nas opções.


Deseja enviar uma lista de requisitos ou orçamento para comparação?

Extensões aceitas: JPG, GIF, PNG, PDF, DOC e DOCX.


Faltou informar alguma coisa

Agora é a hora de informar qualquer outro detalhe importante e que não se enquadrou nas perguntas anteriores.