Semana começando? Quase na metade do mês? Não importa muito a que altura do calendário você está; as contas não param de chegar e necessidade de bater a meta continua! Força aí , estou torcendo por você! (Mais do que isso, estamos juntos nessa).
Esses dias atrás, conversando com vários clientes percebi que ainda existe dúvida sobre o que não pode faltar quando vamos fazer (ou mesmo refazer) o site da empresa.
Então eu resolvi trazer um resumo bacana, com dicas muito útieis e quase sempre ignoradas. Máximo 2 minutos de leitura, prometo!
Se está começando um site agora ou se tem plano de renovar o site da sua empresa, atente-se a isso, ok!
1. Menos é mais
Hua hua hua hua, começamos com um papinho de Auto-ajuda?! Nada disso, a frase é curta e bem profunda na verdade. É isso, pense de forma simples. Páginas de Web rebuscadas e cheias de movimento, que mostram ícones se mexendo e animações complexas levam à perda de foco para o que realmente deve ser destacado. Pense no que de fato é necessário para o seu site.
2. Conheça o seu público
Quem vai acessar o seu site? Tomando como base a resposta para essa pergunta, você pode, sim, arriscar-se numa página inicial mais inovadora e fora dos padrões. Mas se o site não for voltado para um público bem específico, a melhor saída é sempre priorizar a funcionalidade e a objetividade. E em tempos de uma rede cada vez mais diversificada, fica mais difícil definir quem de fato vai acessar seu site.
3. Planeje, antes de sair fazendo
Antes de partir para o desenvolvimento, nós costumamos fazer um briefing com o cliente, isso agiliza muito na criação. Criamos um “esboço”, um pequeno guia do site, esquematizando as seções e pra onde cada clique vai. Se você pensar com essa cabeça já estará meio caminho andado rumo a um site bem organizado. Com uma visão completa do que irá fazer, fica tudo mais claro para criar um site funcional.
4. Site Seguro: HTTPS/SSL 🔒
Sabe aquele cadeadinho fechado no canto esquerdo do endereço do seu site, na barra de endereços do navegador? Ele é o Certificado de Segurança. Este é um indicativo para seu cliente de que seu site é seguro para ele navegar, tem um monte de detalhes técnicos envolvidos aí, mas o que você precisa saber de fato é, seu cliente espera ter uma segurança ao visitar seu site. É tão simples quanto isso! Ah! A Carambola disponibiliza este certificado de segurança sem custo adicional para clientes que hospedam seu site conosco.
5. Na página inicial já diga a que veio
Deixe bem claro o que você e sua empresa fazem e quais as suas especialidades. Dê a quem visita o seu site todas as informações relevantes a respeito do seu negócio para criar uma oportunidade de venda.
Espalhe as informações de contato em várias partes do site, de forma que o cliente sempre tenha à mão o que precisa para entrar em contato.
6. Separe os assuntos
Se sua empresa tem várias áreas de atuação, ou serviços bem distintos, facilite o entendimento de suas informações separando por seção dentro do site e caso seja complexo demais, faça uma página só pra isso. Separar o conteúdo facilita demais na hora de buscar determinado assunto dentro do site.
7. Contatos visíveis em todas as páginas
Uma das utilidades mais básicas de um site é aproximar o internauta da empresa. Por isso, deixe bem visível as informações como telefone, endereço e e-mail. Sempre tenha um formulário de contato prático e simples e não esqueça de que o Whatsapp é fundamental nos dias de hoje. Seu site também tem que ter um botão para o telefone, assim, se seu cliente estiver vendo seu site pelo celular dele, só vai precisar tocar sobre o número do telefone e já estará a 1 toque de distância de você.
8. Utilize imagens relevantes
O bom uso das imagens pode ajudar a mostrar o que sua empresa faz. Utilize imagens próprias e se não for possível, pelo menos utilize imagens relevantes, isso evita o constrangimento de vender aquilo que sua empresa não é! Gerar expectativa errada é um dos erros fatais do marketing sem compromisso.
A Carambola se dedica a esse assunto de maneira especial, não é à toa que nossos projetos tem sempre um impacto visual interessante!
9. Trabalhe o texto
Use o texto do site ao seu favor. Apenas “desovar” as informações ao longo da página vai deixar tudo muito carregado e cansativo. Divida por assuntos, crie boxes de cores diferentes para destacar determinada informação, faça colunas. Isso ajudará demais na montagem de um layout agradável.
10. Crie um padrão e siga com ele
Quando as páginas do site não têm um padrão, você corre o risco de dar ao visitante a impressão de estar em um site diferente cada vez que se entra em determinada seção. Uniformidade na comunicação traz identidade visual para sua empresa, ser reconhecido aonde quer que sua empresa esteja, deve ser seu objetivo número um!