A atual crise em que esta pandemia nos colocou foi o estímulo que faltava para o brasileiro aprender de vez sobre as ferramentas de busca e comunicação, e assim, a comprar pela Internet, sejam produtos ou serviços, que antes eram de preferência, requisitados pela Internet, mas com fechamento de negócio tradicional, pelo meio físico.
E como vender mais pela Internet? Com certeza ter um site bem construído, com variedade de ferramentas de comunicação, irá contribuir muito para que aquele interessado pelo seu serviço possa conhecer, se interessar e comprar.
Mas como atrair interessados para seu site e assim utilizar deste funil de vendas, minuciosamente desenhado para vender? A resposta com certeza passa pelos Anúncios do Google, o principal buscador da Internet.
Mas ao começar a anunciar pela Internet, além de novos clientes, temos novos custos, novos concorrentes e alguns desafios diários.
Fique atento às falhas do dia a dia de uma campanha de anúncios na Internet com essas dicas preciosas que vão lhe ajudar a estar mais “presente” na campanha de Google Ads da sua empresa e assim tirar o máximo de aproveitamento.
Dias e horários de exibição do anúncio:
Tenha a certeza dos dias e horários em que ocorre exibição de anúncios de sua campanha. A maioria absoluta dos contatos de pessoas interessadas ocorre no momento em que o anúncio é clicado. Então o site precisa estar preparado para convencer seu futuro cliente a executar a compra ou entrar em contato para agendar uma visita ou solicitar orçamento.
Hora de almoço:
Aqui temos um ponto de atenção. Se sua empresa fecha para o almoço, informe ao seu gestor de anúncios da Carambola para configurar a pausa na exibição dos anúncios neste período. Isso vai gerar economia de verba e melhorar o desempenho, pois se sua empresa atende exclusivamente pelo telefone, whatsapp ou e-mail, mas neste período não tem ninguém para responder à chamada, é certo que em algum momento seu futuro cliente vai entrar em contato e ninguém vai atender, ou quando responder, já será tarde.
A página anunciada não existe:
Algumas campanhas são apoiadas em artigos de blogs ou landing pages criadas para fins específicos e por algum motivo elas podem deixar de existir ou ficar indisponíveis. Se um anúncio aponta para uma página que não existe, é prejuízo na certa!
Preço do produto anunciado não corresponde ao preço do produto na página:
Alguns anúncios ficam mais interessantes quando trazem um preço competitivo estampado no título, mas vez ou outra o departamento de vendas pode fazer uma alteração no site e esquecer de solicitar o ajuste na campanha de anúncios.
Pode até parecer uma falha técnica compreensível, porém pode ser interpretado pelo visitante como uma propaganda enganosa, e isso pode afetar até mesmo a imagem da empresa.
Frases do anúncio não demonstram o que o visitante vê ao visitar o site:
O objetivo aqui é simples, seu site deve tratar do mesmo assunto que seu visitante leu no anúncio, afinal de contas a principal motivação da visita é pelo que foi lido no anúncio.
Se seu anúncio envia o usuário para a página inicial do site e este não trata diretamente do assunto lido no anúncio, existe chances reais deste usuário fechar a página e continuar a busca no Google, provavelmente visitando seu concorrente.
O anúncio é, neste caso, o início da jornada de compra do cliente, o momento em que inicia seu processo de busca até a contratação do serviço. Os projetos de sites entregues pela Carambola visam, entre outros, suprir essa falha tão comum em projetos para web que não tem o mesmo carinho.
Tenha em mente que você, dono do negócio sabe como ninguém a forma correta de vender seu produto ou serviço, viu alguma coisa errada, entre em contato e tire suas dúvidas.
Telefones desatualizados no anúncio ou no site:
Telefone não toca? Whatsapp não chama? Cheque se o número do telefone está correto no anúncio, no site, no Google Meu Negócio e nas redes sociais. Verifique se tem gente para atender o telefone na sua empresa, nos dias e horários anunciados, pois na maioria das vezes, como já citado nesse artigo, o telefone vai tocar assim que seu futuro cliente ver seu anúncio.
Formulário de contato está funcionando?
Volta e meia algum plug-in para de funcionar e isso pode fazer com que formulários de contato ou botão de Whatsapp do site deixe de funcionar. Está na dúvida? Acesse seu site e envie um teste.
Ainda tem crédito na plataforma do Google?
Lembre-se, assim que o saldo esgota, o Google pausa automaticamente seus anúncios. Nos relatórios semanais sempre enviamos o valor do saldo da plataforma, assim como o valor consumido na última semana, dessa forma dá para saber se o saldo do Google consegue exibir anúncios durante a próxima semana.
Estão ligando na sua empresa para pedir coisas que ela não vende?
Isso é bem comum de acontecer em uma campanha em fase de qualificação (primeiros meses). Sempre que alguém entrar em contato, dizendo que viu o anúncio e pedir algo que sua empresa não vende, faça uma breve entrevista para entender como esta pessoa chegou até seu anúncio e informe ao seu gestor de anúncios na Carambola Web. É certo de que alguns termos e expressões precisarão ser negativados na plataforma, para não gerarem novos cliques futuros.
Falta de acompanhamento dos resultados:
Semanalmente a Carambola envia os resultados de desempenho da campanha e algumas vezes um breve resumo do desempenho que podem dar uma pista importante de para onde a campanha está caminhando. Mas lembre-se, o relatório que enviamos é apenas 1 lado da sua campanha, o nosso lado.
Sem seu feedback sobre o relatório semanal fica bem difícil enxergar as falhas e promover melhorias. Sem saber se está dando certo, o gestor responsável irá focar nas métricas, ou seja, e no desempenho da impressão de anúncios e nos cliques, afinal de conta sabemos que, quanto mais cliques nos anúncios, maiores são as chances de sua empresa fazer uma nova venda.
Quanto antes anteciparmos os ajustes, mais eficiente se torna a campanha. Eficiência significa menos cliques e mais propostas enviadas, consequentemente, mais vendas em menos tempo.
Acompanhe a concorrência:
Quando sua empresa anuncia no Google, além de ganhar um novo canal de divulgação, sua empresa também ganha novos concorrentes. Tão importante quanto acompanhar os relatórios semanais enviados pelo seu gestor de anúncios, é acessar o Google e através das palavras anunciadas e checar o que os concorrentes estão fazendo.
Entenda essa atitude como aquela que ocorre no comércio físico, onde um comerciante sempre vai ficar de olho nos vizinhos concorrentes para entender como se diferenciar.
Assim como no comércio tradicional, analisar a concorrência na Internet é uma excelente forma de ter novas ideias e corrigir eventuais falhas na comunicação, mantendo a sintonia entre campanha, site, redes sociais e outros canais de divulgação e vendas de sua empresa.