Google reCAPTCHA v3, invisível para humanos, imbatível contra bots

Você, que já tem um site a anos, com aquele formulário de contato que é tão importante para a empresa, deve saber como é chato receber aqueles e-mails de propagandas, muitas vezes em outro idioma, em grande quantidade, que nem o AntiSpam do e-mail é capaz de filtrar. Bem, isso deve acontecer com outras empresas, não com os clientes da Carambola e hoje vamos explicar o porquê e o melhor, vamos lhe mostrar como essa tecnologia evoluiu para a solução adotada pela Carambola para todos os sites produzidos em nosso estúdio.

Antes de tudo, você sabe o que é o CAPTCHA?

Segundo o site do Google Suporte, CAPTCHA é a sigla para “Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart”, que pode ser traduzido por “Teste de Turing público completamente automatizado para distinção entre computadores e pessoas”. O CAPTCHA é um tipo de medida de segurança conhecido como autenticação por desafio e resposta.

V1 – Desafio de imagem

Segundo a Wikipédia, o termo foi inventado em 2000 por Luis von Ahn, por Manuel Blum, Nicholas J. Hopper (todos da universidade do Carnegie-Mellon), e por John Langford (da IBM), ainda segundo a Wikipédia, como os computadores não são incapazes de resolver o CAPTCHA, todo usuário que “incorpora” uma solução correta é presumidamente humano. Esse termo “incorporar” é uma palavra usada para nomear uma série de ações, que um bot, ou programa de computador, ainda não é capaz de realizar: localizar a seção do site onde se encontra o CAPTCHA, compreender a proposta do desafio, analisar as opções de resposta e apontar a solução.

Google reCAPTCHA versão 1

O reCAPTCHA do Google teve em seu início uma outra finalidade além de verificar se o ambiente do site estava sendo utilizado por um robô ou humano. Na versão 1, o reCAPTCHA recebia trechos de livros, jornais, revistas e outros documentos “scaneados” do próprio Google, assim, usuários do mundo todo poderiam contribuir para ajudar a digitalizar o conteúdo de imagem para texto. Anos depois, ainda nesta versão, o Google Streetview, app que auxilia na navegação por GPS no mundo todo, enviava trechos de imagens obtidas de ruas, avenidas e pontos turísticos pelo mundo, para serem digitalizadas, através da ferramenta de verificação do reCAPTCHA. Para matar a saudade, olha aí abaixo, o primeiro reCAPTCHA, aquele em que o usuário observava duas ou mais imagens e tinha que apontar com o mouse, apenas aquelas que satisfaziam o desafio proposto pelo sistema.

V2 – Não sou um robô

Você já ouviu falar que, o reCAPTCHA foi inventado pelo governo norte-americano, para que a população pudesse ajudar a NASA a aprimorar o reconhecimento visual de uma inteligência artificial, ou ainda, a CIA a melhorar o processo de espionagem mundial? Não! Isso é porque eu acabei de inventar… ou devo ter lido algo parecido em um grupo da família no Whatsapp… enfim, #fakenews… voltando à realidade…

O Google desenvolveu o reCAPTCHA para o tornar mais simples, assim, na versão 2 já era possível diferenciar uma pessoa de um robô, apenas clicando naquela caixinha “Não sou um robô”.

Google reCAPTCHA versão 2

V3 – O reCAPTCHA invisível

Mas com tudo evolui (ou pelo menos deveria), é claro que o Google elevou a régua da qualidade e desde o final de 2018 disponibilizou um tipo de reCAPTCHA onde o usuário humano sequer verá recurso ativo em tela. Ele está lá, observando o comportamento do usuário, e através de algoritmos avançados, e só entrará em ação, caso detecte uma atitude suspeita na navegação da página ou na execução do formulário.

Existem milhares de programas ou bots, que todos os dias, rondam a Internet atrás de formulários de contato desprotegidos, com o propósito de enviar e-mails contendo links com armadilhas para instalação de vírus ou ainda contendo textos em outros idiomas, com propaganda que só enchem o saco. A maioria absoluta desses bots são barrados e não conseguem utilizar nenhum componente da página, em especial os botões de envio de formulários ou CTAs (botões de ação ou Call to Action), aqueles botões necessários para chamar a atenção nas diversas seções de um site. Assim sendo, os sites entregues pela Carambola, tem seus formulários monitorados pelo Google reCAPTCHA v3, para que seu visitante tenha mais conforto e agilidade para preencher formulários e assim ter uma navegação mais intuitiva e rápida.

Compartilhe:

Seu Site é Lento ou

desatualizado

Podemos ajudar

Envie o endereço do seu Site e Receba um diagnóstico Gratuito

Desde 2010, ajudando empresas a vender mais na Internet.

Orçamento Online

Informe seus dados

Ao fim deste formulário, conhecerá os pacotes de serviços mais adequados.

Para quem será este serviço?

Que Serviço deseja contrar na Carambola?

Escreva em poucas palavras o seu segmento de negócio

Qual tipo de projeto melhor descreve sua necessidade?

Já possui um site na Internet?

Se sim, use o campo abaixo para escrever o endereço do site.


O que é melhor para seu projeto?

Você pode selecionar mais de uma opção, segurando a tecla Ctrl enquanto clica nas opções.


Deseja enviar uma lista de requisitos ou orçamento para comparação?

Extensões aceitas: JPG, GIF, PNG, PDF, DOC e DOCX.


Faltou informar alguma coisa

Agora é a hora de informar qualquer outro detalhe importante e que não se enquadrou nas perguntas anteriores.