META não tem o Registro da Marca no Brasil, e o que você pode aprender com isso?

Meta perde o direito ao uso da marca no Brasil

Você já parou para calcular o montante investido em sua empresa, desde a criação do logotipo até os anúncios nas redes sociais e veículos tradicionais? Todo esse esforço pode ser em vão se o nome da sua empresa não estiver devidamente registrado. Em um artigo escrito anteriormente no Blog da Carambola, que você pode ler aqui: Registro de Marca. E se sua empresa perder o direito de usar o próprio nome? Fizemos a seguinte provocação: “Imagine receber a notícia de que outra empresa registrou legalmente o nome que você tanto se esforçou para construir, impedindo-o legalmente de usá-lo. Infelizmente, essa é uma realidade para muitos empreendedores”. Na ocasião a motivação era um caso real, em que um cliente da Carambola Web nos procurou para iniciar um processo de registro de marca, para proteger-se de outra empresa que já estava exigindo a interrupção do uso do nome, por ter seu registro deferido pelo INPI. Enfim, recomendo a leitura, mas antes, continue aqui.

Desta vez temos um caso público, que podemos comentar, pois o já foi transitado, julgado e tornou-se público. Segundo uma matéria na Revista Exame, recentemente, a Meta, empresa dona do Facebook, foi obrigada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a deixar de usar a marca Meta no Brasil e a informar em seus canais de comunicação que o nome pertence a uma empresa brasileira, sem qualquer ligação com o grupo comandado por Mark Zuckerberg. A empresa brasileira, uma consultoria de transformação digital fundada em 1990, registrou a marca Meta em 2008. A falta de registro por parte do Facebook gerou confusão, prejuízos e demandas judiciais para a empresa brasileira, que precisou enfrentar mais de 143 processos judiciais equivocados nos últimos anos.

Além disso, a Meta brasileira também recebeu diversas notificações extrajudiciais sobre problemas relacionados ao Facebook, Instagram e WhatsApp, incluindo solicitações de quebra de sigilo e bloqueio de contas nas redes sociais. Esse caso real ilustra a importância crucial do registro de marca para proteger o patrimônio e os interesses de uma empresa.

O nome da empresa é mais do que apenas uma identificação; ele se torna uma marca que representa a qualidade e a identidade do seu negócio. Portanto, é essencial garantir que o nome da sua empresa esteja devidamente registrado para evitar dissabores e proteger seu investimento.

Se você deseja evitar problemas legais e garantir o sucesso do seu negócio, entre em contato conosco para uma conversa sobre como podemos ajudá-lo a registrar sua marca e aumentar o valor do seu patrimônio. A Carambola possui um departamento de propriedade intelectual ativo, que acompanha de perto todo o processo de registro de nome e marca mista. Estamos aqui para ajudá-lo a proteger o seu negócio e garantir um futuro mais seguro e promissor.

Meta perde o direito ao uso da marca no Brasil

Compartilhe:

A mensagem foi enviada!

Breve receberá um retorno.
Esta janela fechará em até 5 segundos.

Seu Site é Lento ou

desatualizado

Podemos ajudar

Envie o endereço do seu Site e Receba um diagnóstico Gratuito

Desde 2010, ajudando empresas a vender mais na Internet.

Orçamento Online

Informe seus dados

Ao fim deste formulário, conhecerá os pacotes de serviços mais adequados.

Para quem será este serviço?

Que Serviço deseja contrar na Carambola?

Escreva em poucas palavras o seu segmento de negócio

Qual tipo de projeto melhor descreve sua necessidade?

Já possui um site na Internet?

Se sim, use o campo abaixo para escrever o endereço do site.


O que é melhor para seu projeto?

Você pode selecionar mais de uma opção, segurando a tecla Ctrl enquanto clica nas opções.


Deseja enviar uma lista de requisitos ou orçamento para comparação?

Extensões aceitas: JPG, GIF, PNG, PDF, DOC e DOCX.


Faltou informar alguma coisa

Agora é a hora de informar qualquer outro detalhe importante e que não se enquadrou nas perguntas anteriores.


Abrir WhatsApp
Estamos no WhatsApp!
Carambola Web
Estou pronto para conversar, basta clicar aqui!