Registro de domínio – Leve isso a sério

O domínio é um endereço, cujo o nome deve ser intuitivo, fácil de memorizar e no caso de empresas ou profissionais liberais, deveria representar a marca, para facilitar a divulgação e o uso por parte do cliente, ah cliente… motivo pelo qual as empresas investem tanto dinheiro em websites.

Mas o que os donos de empresas não se dão conta é que, assim como um terreno, uma sala comercial, a mobília e os equipamentos, um domínio faz parte do inventário de uma empresa, é também um ativo, e se parar para pensar um pouco mais, dada a importância de um website nas vendas de uma empresa, podemos dizer que o domínio é um dos principais bens imateriais de uma empresa, sem o qual uma parcela importante do faturamento, poderia nem acontecer.

Os problemas e preocupações, ligados ao registro de domínio sem os devidos cuidados são diversos, os mais comuns, são estes:

Registrar .com ou .com.br?

Esta com certeza é a pergunta mais recorrente, quando falamos sobre domínio na Internet. A resposta é curta e direta: Depende.

Uma empresa local normalmente irá registrar um único domínio .com.br ou apenas .com, dependendo da estratégia da empresa e de sua necessidade de ser percebida pelo seu cliente.

Um domínio apenas .com pode ser visto como sendo de uma empresa com presença global, ao passo que o registro do .com.br é bem mais intuitivo e comum. Se a intenção de sua empresa é focar no mercado nacional, ainda que local, entendemos que o .com.br é a escolha mais racional.

Onde registrar domínios .com.br?

Os domínios com terminação .br são administrados pelo NIC.br, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Este órgão brasileiro começou junto com a chegada da Internet no Brasil, através da equipe de redes da FAPESP. Leia mais em registro.br/quem-somos.

Qualquer cidadão brasileiro regular no exercício de sua cidadania tem o direito de registrar domínio(s) .br, desde que este(s) esteja(m) disponível(eis) para registro.

O registro poderá ser feito em empresas de hospedagem, que em nossa opinião não é uma boa coisa a se fazer, ou, no Registro.br, diretamente com o órgão que faz a gestão deste domínio.

Que documentos são exigidos no registro de domínio?

O registro do domínio exige documentos e depende do tipo de pessoa que está registrando. É possível registar domínios através do seu CPF ou do CNPJ de sua empresa. No Registro.br será necessário a criação de um ID propriedade para seu documento, e através deste ID é que será feito o registro do domínio e assim o Registro.br tem condições de emitir uma cobrança que resulta deste registro.

Onde registrar domínios internacionais?

Infelizmente não temos uma unanimidade, quando falamos sobre registro de domínio internacional. Todas as grandes empresas de hospedagem de sites no Brasil, fazem também o registro do domínio internacional (e também os nacionais .br). Quer saber qual empresa recomendamos, liga aqui na Carambola!

No entanto recomendamos ter, ainda mais cuidado com o fornecedor escolhido, pois os riscos podem ser os mais diversos:

  • Preços diferenciados (que resultam em preços elevados): é isso aí, a maioria dessas empresas oferecem até 50% de desconto no registro do domínio, mas tiram seu couro, na renovação do mesmo. Já pensou, pagar 19,99 por um registro de domínio que costuma custar 40 e a partir da renovação ter de arcar com anuidades acima dos 60? A longo prazo sua empresa irá pagar 1 domínio e meio por ano.
  • Restrição de controle do DNS: Infelizmente ninguém lê contratos, e nem os termos e condições de uso de serviços na Internet. Soma-se a isso o fato de que as empresas que registram, também querem hospedar seu domínio, assim elas ganham duas vezes de cada cliente. Até aí tudo bem, o problema é quando você decide migrar seu site para uma outra hospedagem e aí descobre que não consegue tirar o site da atual, pois os campos do DNS não são liberados para edição. Pois é estava no contrato, você não leu porque não quis.
  • Roubo ou bloqueio de domínio: Pelo fato de você não levar em consideração “em nome de quem” o domínio está sendo registrado, isso pode resultar em uma série de transtornos futuros. Seu domínio pode ficar bloqueado por falta de pagamento e não ser liberado até mesmo depois de acertada a renovação. Existem casos de roubo do domínio, que passa o domínio para outro usuário, sem aviso prévio e sem ter onde recorrer, já que essas empresas podem sequer ter escritório no Brasil.
  • Dificuldade na renovação: Muito comum quando o registro do domínio é feito fora do Brasil ou por “profissionais” que constroem o site, registram o domínio e depois de um certo tempo somem, sem dar notícia.
  • Lentidão ou erros na propagação do DNS: Uma parte dos erros e lentidões percebidas em sites podem ocorrer por uma falha na propagação do DNS, a partir do sistema de gestão de domínio por parte desses revendedores. Existem casos de dados corrompidos, que podem simplesmente sumir com os endereços de DNS’s corretos do seu servidor de hospedagem, fazendo com que o site saia do ar, indefinidamente.
  • Problemas com suporte técnico: Depois de todos os problemas relatados anteriormente, você ainda espera poder ligar para o suporte técnico para ter seu problema resolvido? Esquece, isso não vai acontecer. A maioria desses sites de revenda de domínios tem seu processo automatizado e não contam com suporte técnico humanizado. Você vai ter que enviar um e-mail e esperar pela resposta.

Meu domínio não está no meu nome, como proceder?

Se você tem um site, paga a anuidade do domínio e a hospedagem, mas ambos não estão no seu nome ou no nome de sua empresa, então você precisa providenciar essa transferência o quanto antes.

Para regularizar a hospedagem do domínio depende de como está a situação cadastral. Entre em contato com a empresa que faz sua hospedagem e se informe.

Para regularizar o registro do domínio é necessário entender se o mesmo é nacional (.br) ou internacional. Se for internacional, a coisa complica um pouco, você terá que entrar em contato com a empresa que fez o seu registro e se informar.

Mas se seu registro é nacional (.br) então você poderá solicitar a transferência de titularidade. Isso é feito através da página “Formulário para gerar a carta de Transferência de titularidade” obtido através do próprio Registro.br.

Esta carta deverá ser assinada e ter reconhecimento de firma do(s) representante(s) legal(is) do CNPJ ou CPF titular atual do(s) domínio(s). Juntamente com a carta, deverá ser enviada cópia do cartão do CNPJ (em caso de pessoas jurídicas) ou documento oficial em que conste o CPF (em caso de pessoas físicas) do titular atual e do novo.

Será necessário colocar no Correio, endereçada para a sede do Registro.br em São Paulo-SP.

Fraudes, golpes e outras ameaças:

Para terminar, precisamos lembrar que, existem muitas pessoas ou organizações criminosas que se passam por empresas idôneas, e enviam cobranças para centenas de milhares de endereços em todo mundo, cobrando taxas para renovação de domínio, essas cobranças vem no nome da sua empresa e se passar desapercebido pelo departamento financeiro, o pagamento pode ocorrer e não existe possiblidade de estorno ou cancelamento.

Compartilhe:

Seu Site é Lento ou

desatualizado

Podemos ajudar

Envie o endereço do seu Site e Receba um diagnóstico Gratuito

Desde 2010, ajudando empresas a vender mais na Internet.

Orçamento Online

Informe seus dados

Ao fim deste formulário, conhecerá os pacotes de serviços mais adequados.

Para quem será este serviço?

Que Serviço deseja contrar na Carambola?

Escreva em poucas palavras o seu segmento de negócio

Qual tipo de projeto melhor descreve sua necessidade?

Já possui um site na Internet?

Se sim, use o campo abaixo para escrever o endereço do site.


O que é melhor para seu projeto?

Você pode selecionar mais de uma opção, segurando a tecla Ctrl enquanto clica nas opções.


Deseja enviar uma lista de requisitos ou orçamento para comparação?

Extensões aceitas: JPG, GIF, PNG, PDF, DOC e DOCX.


Faltou informar alguma coisa

Agora é a hora de informar qualquer outro detalhe importante e que não se enquadrou nas perguntas anteriores.