Todos os dias, recebemos ligações e mensagens de clientes, parceiros e prospects com dezenas de dúvidas e sempre que identificamos uma dúvida importante, tratamos logo de transformar isso em um artigo e postar aqui no nosso Blog, para a informação e o deleite de todos.
É isso, chegou a vez das Hashtags! Com certeza as cerquilhas ou “jogo da velha”, conhecidas muldialmente por # hashtags, são muito populares, na verdade elas são essenciais e sinceramente nunca imaginamos tratar deste tema em nosso Blog, por se tratar de um assunto tão básico.
A Origem:
O uso da Hashtag como usamos hoje começou no aplicativo Twitter, por sugestão de Chris Messina, programador, designer de produtos, defensor do Software de Código Aberto. Ele ostenta o título de inventor da Hashtag em seu perfil no Twitter (https://twitter.com/chrismessina).
Chris queria um símbolo delimitador que pudesse ter seu uso rastreado na plataforma, assim seria possível medir a popularidade das expressões utilizadas no Twitter. A ideia deu tão certo que já em 2009 o Twitter passou a rastrear as hashtags através de links, sendo possível ao usuário identificar todos os posts marcados com #. O recurso logo foi copiado por todos os concorrentes e teve sua funcionalidade aplicada em centenas de aplicativos, plataformas de sites, blogs, lojas virtuais e gestores de tarefa como Evernote, Google Keep e outros.
Segundo a plataforma Later (https://later.com), um post sinalizado com #algumacoisa, tem em média 12,6% mais engajamento do que postagens que não são sinalizadas.
- Mas como fazer uso das hashtags para minha empresa?
- Qual o limite de uso deste recurso?
- Qual a forma mais eficiente de usar as hashtags?
São estas e outras perguntas que procuramos responder nas próximas linhas.
Como descobrir hashtags interessantes e relevantes para o post da empresa?
Aqui na Carambola nosso time costuma ser bem estratégico no uso das hashtags para as postagens de nosso clientes e embora existam hashtags populares com milhões de publicações, não significa que, se você usar elas, terá mais comentários ou acesso relevante em seus posts: podemos citar os exemplos das “trend topics” #love, #happy e #dog.
Ao invés disso, procuramos sempre encontrar e usar hashtags menores, mais nichadas no segmento de atuação da empresa, dessa forma, atingimos o público-alvo mais relevante.
Uma dica boa neste caso é visitar o perfil dos concorrentes e ver quais hashtags eles estão usando, mas lembre-se de pesquisar os grandes concorrentes e líderes do setor pois eles ditam as regras.
Um fato que percebemos no dia a dia do estúdio é que, quanto mais “nichado” é o tópico, mais “conversa” os usuários têm sobre o assunto, então promover mais posts sobre o mesmo tema é uma excelente forma de aumentar a relevância.
Dicas úteis no Instagram:
- O aplicativo permite utilizar até 30 hashtags em uma nova postagem e até 10 em um Stories. Utilizem sempre o máximo que conseguir, dentro deste limite.
- Perfis particulares podem marcar postagens com #, porém elas não parecem publicamente nas páginas da hashtag mencionada.
- Números são permitidos.
- Espaços e caracteres especiais como $ e % não irão funcionar
- Você só pode adicionar hashtags em suas próprias postagens. Não funciona marcar fotos e vídeos de outros perfis.
- Publique hashtags no meio do texto do post e também em lista, no primeiro comentário, isso pode ajudar a aumentar a relevância do seu post e melhorar a estética da postagem.
- Evite fazer mal uso de hashtags: só marque seu post com hashtags que façam menção ao tema abordado no post. Utilizar hashtags populares apenas com a intenção de atrair público, pode ser prejudicial para o perfil, seja através de engajamento de publico-alvo errado, ou tornar seu perfil inrelevante, por ter um tráfego grande, sem gerar curtidas, pois com o tempo a plataforma diminui a entrega dos posts para novos usuários.
Em 2018 o Instagram adicionou o recurso “seguir hashtag” na plataforma, e desde então é muito recomendável que você convide seu usuário a seguir a hashtag da sua promoção ou da campanha em andamento. Daí a origem daquelas campanhas que incentivam a marcar 2 usuários e postar usando a hashtag da promoção, para enfim, concorrer a alguma premiação.
Nossa última dica é procurar por aplicativos que medem e indicam melhores hashtags para o post que você está planejando, podemos citar o Leetags para Android ou iOS.
Leetags é um gerador de hashtag para redes sociais, principalmente o Instagram. Ele ajuda sua empresa a atrair mais seguidores nas redes sociais com as hashtags mais usadas no mundo, em tempo real. As tags descobertas pelo aplicativo são capazes de aumentar a relevância dos seus posts no Instagram, Tik Tok, Facebook e Twitter.
Com Leetags você tem as principais hashtags relacionadas ao produto ou serviço da sua empresa, aumentando a relevância das postagens e do perfil comercial e, consequentemente, fazendo uma divulgação melhor do seu negócio.