Maior assertividade numa Campanha on-line​

Esse artigo aqui é meio que uma continuação do anterior, se você não leu, então clique para ler, depois volte aqui: Como Continuar a vender, apesar do Isolamento?

É inegável o fato de que vivemos e trabalhamos num mundo conectado. Vender na Internet é a realidade para milhares de empresas que, de outra forma nem sequer existiriam. Para estas empresas, cujo modelo de negócio nasceu no século 21, é bem fácil imaginar que são totalmente fluentes na maneira de vender conectado. Mas o que dizer de empresas, cujo modelo de negócio remonta de séculos atrás? Estamos falando aqui de dentistas, engenheiros, desenhistas, cabelereiros, padarias, restaurantes e qualquer outro exemplo que você seja capaz de lembrar, lendo estas linhas. Bem, elas estão se reinventando e descobrindo a maneira de vender on-line.

O artigo de hoje é para ajudar sua empresa a diminuir esta curva de aprendizado, nas questões da divulgação do negócio na Internet.

As dicas abaixo refletem boa parte de nosso aprendizado como estúdio de design e também “mancadas” que resolvemos de nossos clientes, nestes 10 anos de estrada.

Planejamento:

Tenha sempre um cronograma de publicações, com foco em suas vendas. Ideal pensar sempre no “conjunto da obra”. Aqui na Carambola dizemos “pense sempre uma campanha e não uma peça separada”. Desta forma seu cliente sempre terá a expectativa de ler a próxima publicação.

Seja relevante:

Suas publicações precisam ser relevantes para seu cliente, caso contrário jamais o serão para o público de prospecção.

Mostre seu trabalho:

É uma excelente ideia criar conteúdo com o trabalho que sua empresa entrega. Já tivemos clientes que contrataram trabalhos, através de outros trabalhos publicados em nossos informativos e redes sociais. Com certeza esta é a melhor forma de atualizar seu portfólio.

Erros comuns que as empresas cometem:

– Erros de gramática: ou você faz uma bela revisão nas suas publicações, ou vai correr o risco de queimar o filme da empresa. Simples assim!

Uma boa dica é sempre fazer a revisão do final para o início do documento, lendo as frases ao contrário, desta forma você sempre vai ler palavra por palavra, evitando com que o cérebro vá para o “caminho mais fácil” analisando o contexto da frase e perdendo o foco na revisão. Faça o teste nesta última frase e você verá pelo menos 2 palavras escritas erradas, #ounão.

– Falta de Revisão: se você voltou e leu, percebeu que tudo foi escrito corretamente, mas foi um belo exercício de observação, concorda? Nunca ce sabe quando uma letra é trocada por outra e a nossa leitura dinâmica nem percebe 🙃

– Criar um novo canal, sem condições de manter publicações periódicas: isso é básico demais, mas as empresas continuam a fazer. Vez ou outra, quando colocamos um novo site no ar, aparece um cliente pedindo para colocar um blog no site, ou criar uma conta de Instagram ou Facebook. O tempo passa e não é raro ver que a única postagem no novo canal foi aquela que a Carambola colocou, para entregar o sistema funcionando para o cliente.

– Criar um novo canal, sem estudar a relevância deste, para o negócio: para escapar desta cilada, é fácil, pense com a cabeça do cliente! Seu cliente usa este canal que você pretende começar, para procurar informações sobre o serviço que você vende? Facebook e Instagram são bons e você e seus amigos gostam, mas pode não ser relevante para seu segmento de negócio. Pense nisso!

– Enviar e-mails em excesso: Estude seu público e se precisar, faça uma enquete. Pela experiência da Carambola, para as empresas prestadoras de serviço, entendemos que 1 e-mail marketing por semana é suficiente. Mas se a empresa vende produtos ou ainda é ligada à alimentação, talvez 2 ou 3 e-mails por semana seja uma boa ideia.

– Publicar assuntos paralelos ou sem relevância para o negócio: Isso também é um baita tiro no pé. É só lembrar daquela “tia do Zap” que espalha “Fake News” ou daquele primo que sempre posta piadinhas de duplo sentido nas suas redes sociais favoritas, qualquer “ser pensante” desiste de ler, só de analisar o contexto. Então para evitar desperdiçar o tempo do seu cliente, procure ser relevante. Pense sempre em poupar o tempo do seu seguidor entregando conteúdo que mostre seu conhecimento e traga novidades ao seu cliente.

Vale lembrar ainda que, se seu cliente perceber que você só entra em contato quando é importante, ele vai lhe dar atenção, sempre que você precisar.

–  Comprar listas de e-mail, ou ainda “emprestar” de outra empresa: É nossa luta diária com novos clientes de e-mail marketing aqui na Carambola. A regra é clara, mantenha em sua base, e-mails de clientes e de reais interessados no seu serviço, devidamente cadastrados e classificados; e, envie comunicações relevantes para estes públicos. Não misture assuntos, um cliente que já contratou um tipo de serviço da sua empresa vai entender como “mensagem fora de contexto”, qualquer e-mail de sua empresa, oferecendo o mesmo serviço. Chamar um contato, que você considera um potencial cliente, para fazer uma contratação, antes de ele conhecer sua reputação e histórico de outros serviços prestados, pode ser um baita tiro no pé, taí o porque muitas empresas caem na caixa de Spam.

Se sua empresa seguir estas recomendações, com certeza vai fazer bonito e de fato, encantar seu cliente. Mãos à obra, conte com a Carambola e boas vendas!

Compartilhe:

Seu Site é Lento ou

desatualizado

Podemos ajudar

Envie o endereço do seu Site e Receba um diagnóstico Gratuito

Desde 2010, ajudando empresas a vender mais na Internet.

Orçamento Online

Informe seus dados

Ao fim deste formulário, conhecerá os pacotes de serviços mais adequados.

Para quem será este serviço?

Que Serviço deseja contrar na Carambola?

Escreva em poucas palavras o seu segmento de negócio

Qual tipo de projeto melhor descreve sua necessidade?

Já possui um site na Internet?

Se sim, use o campo abaixo para escrever o endereço do site.


O que é melhor para seu projeto?

Você pode selecionar mais de uma opção, segurando a tecla Ctrl enquanto clica nas opções.


Deseja enviar uma lista de requisitos ou orçamento para comparação?

Extensões aceitas: JPG, GIF, PNG, PDF, DOC e DOCX.


Faltou informar alguma coisa

Agora é a hora de informar qualquer outro detalhe importante e que não se enquadrou nas perguntas anteriores.